terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O que é a Obesidade?

   A obesidade é uma doença crónica com múltiplas complicações. É  considerada uma síndrome, ou seja, tem diversos factores causais e consequências em todo o organismo.

  O número de pessoas portadoras de obesidade vem crescendo em todo o mundo ocidental, mesmo entre as populações pobres. Trata-se de uma epidemia, portanto, um problema de saúde pública. Nem as crianças escapam dessa epidemia!

  Note que existe uma diferença entre estar obeso e estar acima do peso. Se considerarmos aquelas que estão acima do peso, esse percentual aumenta significativamente.

  A obesidade é caracterizada por um excesso de tecido gorduroso, que leva a um comprometimento da saúde. Esse prejuízo à saúde nem sempre é observado inicialmente.

  Há diversas maneiras de saber se a pessoa é ou não obesa, ou seja, de se classificar a obesidade. A maneira mais simples e comum de classificar a obesidade é pela relação de peso e altura.

  Nas crianças, além do peso e altura, a idade é muito importante na avaliação da adequação antropométrica.

  A causa mais evidente da obesidade é ingerir mais calorias que as necessárias, ou seja, comer mais do que se gasta. Este consumo excessivo de alimentos pode iniciar-se em fases muito remotas da vida, nas quais as influências culturais e os hábitos alimentares familiares possuem um papel fundamental. Por isso, dizemos que a obesidade possui factores de carácter múltiplo, tais como os genéticos, psicossociais, culturais e orgânicos. A obesidade, portanto, é gerada pela interacção entre factores genéticos e culturais, assim como familiares, sendo a obesidade infantil aquela em que os factores familiares têm papel preponderante.

 JRNA

Sem comentários:

Enviar um comentário