terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O que é a Bulimia?


 A Bulimia nervosa, também conhecida só por bulimia, é uma doença que consiste em episódios de ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas. A população de risco é, nomeadamente, jovens entre os 15 e os 20 anos do sexo feminino.


As principais causas desta doença são:
* A angústia e o stress;
* Falta de auto-estima;
* Tentativa de neutralizar o sofrimento, causado pela solidão;
* Valorização do corpo magro como ideal de beleza.


Comportamentos típicos de um bulímico:
* A ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos;
* A prática de grandes jejuns;
* O uso de diuréticos e laxantes;
* A indução do vómito;
* A prática exagerada de exercício físico.


Consequências da doença:
* Depressão;
* Fadiga;
* Irregularidade menstrual, no caso das mulheres;
* Arritmia Cardíaca;
* Problemas de esófago e de estômago;
* Fragilidade dos dentes e dos ossos (devido à indução do vómito).


Obter Ajuda e Tratamento:
Não existe uma cura única e reconhecida para a bulimia, mas há uma variedade de opções de tratamento. Cada bulímico trabalha com profissionais de saúde mental para conceber uma fusão de tratamentos que se adeqúem a todos os seus comportamentos e preocupações. Os tratamentos comuns para a bulimia incluem: aconselhamento/terapia, aconselhamento/terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os hábitos alimentares), uso de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planeamento nutricional.
Raramente é utilizada medicação como tratamento para a bulimia, a não ser que seja receitada para tratar condições que lhe estejam associadas, como a depressão.
Pode ser obtida informação adicional relativamente ao diagnóstico e tratamento da bulimia através de um médico de clínica geral, um profissional de saúde mental ou através de outras entidades competentes.
JRNA

Sem comentários:

Enviar um comentário